Copa do Mundo 2010 - Gincana Cultural

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tarefa - 2º ANO - Ensino Médio - 17/06/2010

Tarefas
História – 2º ano – Ensino Médio

Profº Vander Duarte

Tarefa 08 – Valor: 20 pontos / Enviar a resposta por e-mail até o dia: 23 de junho/2010.

         Que país(es) Africano(s) participantes da Copa do Mundo de futebol em 2010, foram Colônia Francesa?


--------------------------------------------------------


Redação – 2º ano - Ensino Médio
Prof º Vinicius Rodrigues

Tarefa 09 – Valor: 20 pontos / Enviar a resposta por e-mail até o dia: 23 de junho/2010.

            As muitas confluências entre jornalismo e literatura trouxeram, para o deleite de seus leitores, aquele que é o texto considerado literário talvez mais lido por todos: a Crônica; e a crônica, por sua vez, fixou-se como referência do imaginário brasileiro em grande parte em função daqueles escritores que tão sabiamente falaram (e falam) sobre o futebol, esta paixão nacional. O futebol só se tornou um tema rico para a Crônica, entretanto, por que esses grandes cronistas – muitos deles responsáveis por renovar os padrões desse estilo no Brasil, no século XX – souberam interpretar esse esporte como uma grande “metáfora da própria vida” e das relações humanas, como disse certa vez Ruy Carlos Ostermann. No futebol, podemos discutir ética, bom senso, liberdade de expressão e justiça, entre muitos outros valores, principalmente porque é um esporte movido pela paixão, e como disse o grande mestre da literatura e do teatro brasileiro (e também da crônica futebolística) Nelson Rodrigues, “o futebol é passional porque é jogado pelo próprio ser humano”. Em muitos casos, no entanto, as paixões egoístas são deixadas de lado para fazer do esporte uma ocasião diplomática, onde a harmonia não tira a graça da disputa e questões políticas podem ser amenizadas. Em uma ocasião, por exemplo, em plena Copa do Mundo, Irã e Estados Unidos protagonizaram um exercício semelhante, apaziguando uma polêmica antiga entre os dois países, em função das intervenções políticas norte-americanas no Oriente Médio durante a Guerra Fria e as constantes reclamações do governo estadounidense a respeito do Irã compor um chamado “eixo do mal” que ameaçaria a paz mundial. Pois então, responda:
            Em que ano, ou seja, em qual Copa do Mundo de Futebol ocorreu esse gesto simbólico de paz entre Estados Unidos e Irã?

-------------------------------------------------------
Português – 2º ano - Ensino Médio
Profª Carolina M. Grigorieff

Tarefa 10 – Valor: 20 pontos / Enviar a resposta por e-mail até o dia: 23 de junho/2010.

Leia atentamente o texto abaixo e diga quantos artigos aparecem no total e, depois, diga quanto são definidos e quantos são indefinidos.
        O período do apartheid, regime de segregação racial que afetou o país até o início da década de 1990, também converteu-se em cultura. Os resquícios das barbáries cometidas e os locais onde tudo aconteceu se tornaram patrimônio da humanidade. Na época do apartheid, as barreiras raciais eram evidentes até nos esportes, os negros jogavam futebol e os brancos críquete (desporto semelhante ao basebol), não havendo nenhuma interação entre os dois grupos. O futebol sul-africano tem como maior título nos gramados uma única edição da Copa Africana.
        Quantos artigos aparecem no texto?

        Quantos são definidos e quantos são indefinidos?